Com a intenção de ampliar o protagonismo de mulheres negras no universo da moda, a primeira edição do Fórum Internacional Modativismo acontecerá entre os dias 20 e 23 de novembro deste ano. Contando com a presença de artistas, lideranças do movimento social organizado, pessoas pesquisadoras e outras personalidades, o evento tem como sede o Teatro do Goethe Institut Salvador e o auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Idealizado pela artista baiana Carol Barreto - criadora do projeto e do conceito Modativismo e docente do Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo da UFBA - o evento é resultado da primeira disciplina sobre Moda e Ativismo no Brasil (ACCS FCHM51: Modativismo: Processos Criativos Decoloniais). Ultrapassando as barreiras das pesquisas acadêmicas no território universitário, é proposta uma atividade extensionista de maneira a alicerçar as relações e interlocuções com a comunidade soteropolitana em geral.
O Fórum Internacional Modativismo tem foco em discussões sobre a relação de pessoas artistas com os territórios de origem, trazendo como referência processos de aquilombamento e reencontros com a nossa ancestralidade e as religiosidades de matriz africana - expressados pela intelectualidade manual e mental presentes na produção do têxtil de mulheres negras.